Total de visualizações de página

domingo, 8 de maio de 2011

A origem do Dia das Mães...

A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, por volta de maio de 1905, em uma pequena cidade do estado da Virgínia Ocidental. 
Uma jovem norteamericana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe, e entrou em completa depressão.  Algumas amigas de Anna, resolveram fazer algo, por ver seu tamanho sofrimento diante da perda de sua mãe.  Tiveram a ideia de deixar marcado para sempre a memória da mãe de Anna, fazendo uma festa.  Anna ficou muito feliz e quis que essa homenagem fosse partilhada por todas as mamães, vivas ou mortas.  Em pouco tempo a comemoração do Dia das Mães, espalhou-se por todo os Estados Unidos, e em 1914, a data tornou-se oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, passando a ser dia 09 de maio.
A mais antiga comemoração do Dia das Mães foi ainda mitológica, na Grécia antiga, com a entrada da primavera, pois era festejada a honra de Reia , a Mãe dos Deuses.
Outro registro antigo, está no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar quatro domingos da quaresma às mães das operárias inglesas.  As trabalhadoras tinham folga nesse dia para ficarem em casa com suas mamães.  Era chamado por eles de "Mothering days", novidade que veio dar origem a um bolo para as mães, em comemoração ao seu dia, "Mothering Cake".
Aqui no Brasil, em 1932, o dia foi oficializado no segundo domingo de maio, pelo Presidente Getúlio Vargas.  Assim, em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data também fizesse parte do calendário oficial da Igreja Católica.
Em Israel, o Dia das Mães deixou de existir, e passou a ser o Dia da Família, sendo comemorado em fevereiro.
Já em Portugal, o dia é comemorado no primeiro domingo de maio.
Em cada país, há uma data e mês diferente, chegando em alguns países ser celebrado em meses iguais e em dias diferentes.
É sempre bom conhecer um pouquinho da história e saber o que ela contribui para os nossos dias atuais.  ATITUDE VIVA sempre nos nossos corações!!! 
Beijocas e um FELIZZZ DIA DAS MÃES!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário